SAÚDE

 

Muitas doenças comuns dos Pastores Alemães são resultado do inbreeding (acasalamento entre irmãos) necessário no início da vida da raça.

 

A média de vida de um pastor alemão é de 10 anos, o que é normal para um cão de seu tamanho.

Uma questão bem comum é a displasia que causa artrite e leva muita dor ao cão. A Fundação Ortopédica para Animais constatou que 19,1% dos Pastores Alemães são afetados por displasia.

Cães pastor alemão tem uma incidência grande da Doença de Von Willebrand, uma doença hemorrágica hereditária comum, também tem incidência de Mielopatia degenerativa, uma doença neurológica e também hereditária.

 

Devido à natureza de suas orelhas, grandes e abertas, os pastores são propensos a infecções de ouvido como a Otite.

DICAS IMPORTANTES: para diminuir as chances de o seu cão vir a ter doenças hereditárias é importante que o cão seja adquirido em um Canil sério e conhecido pela sociedade local (criadores, veterinários, proprietários da raça, etc).

 

Antes da compra o vendedor  deve apresentar o pedigree do Pai e da Mãe, os quais devem ter linhagem de sangue importada e se possível títulos em competições, os Pais  devem ter chapa de Raio-x negativo para doenças crônicas e hereditárias como por exemplo a displasia. 

 

A escolha da ração e a quantidade oferecida diariamente, a vacinação anual com medicamento de primeira linha, o banho regular e com produtos adequados, a limpeza constante das orelhas, a vermifugação periódica, a escovação dos pelos, a limpeza adequada do canil com controle de parasitas, entre outros cuidados, além de Amor, Carinho, Atenção e Atividade Física, irão proporcionar uma ótima saúde e longevidade ao seu cão.