DESCRIÇÃO DA RAÇA

 

O Pastor Alemão é um cão de grande porte. A altura dos machos é de 60 a 65cm e das fêmeas de 55 e 60cm, medidos sempre a altura da cernelha. A altura ideal é de 63 centímetros de acordo com as normas do Kennel Club.

 

Os exemplares machos pesam entre 30 a 42kg, enquanto que as fêmeas pesam entre 22 e 32kg. 

 

Eles têm um pescoço longo, que é levantado quando o animal esta excitado e abaixa quando se deslocam a um ritmo acelerado.

 

As orelhas do Pastor Alemão são de tamanho médio/grande, aprumadas e eretas, alinhadas, sem inclinação lateral, mas que muitas vezes são empurrados para trás durante o movimento.

 

Eles têm um focinho quadrado de corte no comprimento e um nariz preto. As mandíbulas são fortes, com mordedura tipo tesoura. Os olhos são de tamanho médio e marrom com um olhar vivo, inteligente e autoconfiante.

Apresentam cauda longa e espessa com a ponta de pelo escuro, estendendo-se até pelo menos a ponta do jarreta, apresentando uma pelagem mais larga na sua porção inferior .

O Pastor Alemão apresenta algumas variedades de cores; As válidas apresentam máscaras negras e as marcações do corpo negro que pode variar de uma "sela" clássico a uma sobretudo "cobertor".

Variações de cores mais raras incluem a sable, todo preto, todo branco, fígado, e variedades azul. As variedades todo preto e sable são aceitáveis ​​de acordo com a maioria dos padrões.

Porém, o azul e fígado são consideradas faltas graves e os todo-branca é motivo para a desqualificação imediata em alguns padrões.

 

O revestimento exterior de pelo é denso e com subpelo espesso, e caí durante todo o ano.


A pelagem é aceita em duas variantes, médio e longo. O gene de cabelo longo é recessivo, tornando mais rara variedade de pelagem longa.

O tratamento a respeito da variação de pelagem longa difere entre os padrões. Alguns destes padrões são aceitos no âmbito do padrão alemão e já no American Kennel Club são considerados como falha.